Seu casamento é saudável ou doente? Saiba as diferenças.

por Dave Willis – Alguns hábitos e escolhas, que podem até parecer simples,  têm o poder de tornar o casamento um relacionamento saudável ou doente. Dá para perceber de longe quando um casal se ama e se gosta de verdade, não é? Perto deles, o clima é leve e agradável. O amor fica, literalmente, no ar. E isso não significa que eles não tenham momentos de dificuldades e discordâncias. Com certeza os têm. Porém, aprenderam a lidar com isso e a manter o amor sempre acima de tudo.

Por outro lado, casais que não se gostam muito – ou têm uma dificuldade muito perceptível com o temperamento e personalidade do outro – sempre deixam aquele clima de tensão transparecer para qualquer um que chegue perto. Estar perto deles é sinônimo de desconforto.

Todo mundo já teve a oportunidade de conhecer esses dois tipos de casal e, com toda certeza, se você já é casado ou tem vontade de se casar, deseja que o seu casamento seja saudável e agradável como o primeiro exemplo. Mas como garantir isso? Quais são os hábitos ou segredos que revelam a diferença entre os casamentos saudáveis e os casamentos doentes?

Em um artigo publicado em seu blog, o autor e terapeuta familiar Dave Willis identificou, depois de observar o comportamento de casais de todo o mundo, sete sinais da “saúde” de um casamento. Confira quais são essas sete diferenças entre casamentos saudáveis e casamentos doentes.

1- Casamentos saudáveis ​​não guardam segredos. Casamentos doentes escondem coisas.

Um casamento saudável é construído sobre uma base sólida de confiança, transparência e honestidade. No momento em que você envia uma mensagem de texto, visita um site, faz uma compra ou tem uma conversa que espera que seu cônjuge nunca descubra, você está saindo de qualquer limite. Lute pela confiança em seu casamento. É a base de todo o resto.

2- Casamentos saudáveis ​​compartilham tudo. Casamentos doentes dividem tudo entre “o seu e o meu.

O casamento não é “50-50”. O divórcio sim é “50-50”. Um casamento saudável deve ser “100-100”. Não precisa dividir tudo ao meio. Em vez disso, dê tudo o que você tem! Casais que têm casamentos doentes usam ao outro, enquanto casais com relacionamentos saudáveis ​​procuram maneiras de servir um ao outro. Servir ao outro generosamente e sem egoísmo fará seu casamento melhorar imediatamente.

3- Casamentos saudáveis ​​apontam para o melhor do outro. Casamentos doentes apontam um para o outro.

Se você se concentrar no melhor do outro, poderá obter o melhor do outro. Mas se você se concentrar no negativo, terá a pior parte do outro. Você precisa ser o maior motivador do seu parceiro, não o maior crítico. Encontre uma maneira de empurrar o seu cônjuge para se tornar a melhor versão de si mesmo. Seu casamento vai melhorar consideravelmente quando você ver que seu cônjuge se sente realmente feliz com o seu apoio e incentivo.

4- Casamentos saudáveis ​​têm conversas. Casamentos doentes têm brigas.

Em um diálogo, você está trabalhando em conjunto, tentando alcançar um objetivo comum, mas, em uma briga, está tentando ganhar e fazer com que seu cônjuge perca. Um casamento precisa ser uma relação em que todos saem ganhando. Vocês compartilham tudo, então trabalhem em conjunto para encontrar uma solução para as desavenças.

5- Casamentos saudáveis ​​investem em seu relacionamento. Casamentos doentes sempre dizem “um dia iremos”.

Casais mais felizes fazem do casamento uma prioridade. Não é ciência, mas quando você investe em algo, ele tende a crescer. Não precisa ser um grande investimento financeiro. Seu tempo é um ótimo recurso que você pode investir em seu relacionamento. Arranje tempo um para o outro diariamente.  Desconecte-se. Tenham boas conversas. Ou então, um encontro (mesmo que seja assistindo um filme com pipoca no sofá).

6- Casamentos saudáveis ​​dão o melhor de si. Casamentos doentes dão, uns aos outros, as sobras.

Durante o dia, não dê o melhor de seu tempo e energia a estranhos e colegas de trabalho, apenas deixando para seu cônjuge e sua família as sobras de mau humor no final do dia. Economize sua melhor energia para as pessoas que mais importam.

7- Casamentos saudáveis ​​acreditam na graça do perdão. Casamentos doentes guardam rancores.

Se você mantiver um registro de todas as falhas do seu casamento, ambos perderão. Se você decidir perdoar e buscar perdão, ambos vencem. Um casamento não pode sobreviver sem perdão. Quando cometer um erro, tente se desculpar rapidamente, aceitar a responsabilidade e trabalhar na reconstrução da confiança. Quando seu cônjuge estiver errado, perdoe rapidamente e crie oportunidades de reconstrução da confiança. Guarde as boas lembranças em vez de guardar rancores.

E ai, passou no teste? Que tal buscar ajuda. Em 15 de março começaremos mais uma turma do curso para casais na Igreja Batista Independente de Curitiba. É grátis e vocês só precisam participar,  Entre em contato com o pastor Elton e a miss. Nice, coordenadores deste curso para maiores informações.


O autor,  Dave Willis é pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *